A Índia tá na moda. Está nas novelas, nas roupas, no cinema, e até nos bordões que de tempos em tempos se consagram nas conversas de domésticas & companhia. É uma febre indiana.
A novela das 8:00 p.m., que começa às 9:00 p.m., da Globo mostra uma índia mística, paradisíaca, misteriosa e agradável, onde os indianos são todos bem alimentados e saudáveis - muitos deles arianos -, vestindo belas roupas coloridas e tendo como pano de fundo palácios magníficos e belos, ou então feiras populares mais bonitas e organizadas que supermercado de shopping center.
Espera um pouco! Esta Índia existe sim. Fica no Projac, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Trata-se de uma cidade cenográfica montada no centro de produção da rede Globo. É tudo de mentirinha.
A fórmula é conhecida: mostrar o que é belo, ocultar o que é feio, fazer muita propaganda e evitar entrar em polêmica. Ou pelo menos entrar apenas em polêmicas que não choquem demais. A trama se resume a um amor proibido, que no final engata; vários casais se formando e tendo filhos, vilões recebendo o merecido castigo, etc., "e todos viveram felizes para sempre".
Mas o filme que se consagrou como o grande vencedor do Oscar 2009, o ótimo "Quem quer ser um milionário", modesta produção do diretor britânico Peter Boyle, mostrou uma Índia bem diferente: pobreza extrema de boa parte da população, violência, exploração de menores, perseguições religiosas, preconceito, corrupção, e por aí vai. Em outras palavras, um pouco da Índia real.
Isso me lembrou também um outro país, cujo nome começa com "Bra" e termina com "sil", e que sofre basicamente com os mesmos problemas, apenas mudando as proporções. Este país também dificilmente é mostrado sem maquiagem na caixinha mágica.
Vejam um pouco da Índia dos contos de fadas:
Típico indiano
Escadaria no Rio Ganges: águas cristalinas
E agora um pouco da Índia de verdade:
Já me decidí. Vou viajar é pro Rio de Janeiro, visitar o Projac, comprar uma roupa indiana numa feira hippie e queimar incenso. Assim eu ainda economizo um troco na minha viajem pra Índia.